SINTEEP – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado | Rua Tiradentes, 154, centro – Ijuí/RS – CEP 98700-000. | Fone: (55) 3332.7218. | E-mail: sindicato@sinteepnoroeste.com.br

10 direitos dos trabalhadores conquistados pela luta sindical

Ao longo dos tempos, a classe trabalhadora, por meio de sua luta conquistou inúmeros direitos que talvez muitas pessoas não saibam, foram conquista da atuação sindical. Salário-mínimo, licença-maternidade, férias, 13º salário, entre outros, são alguns desses direitos que hoje não existiram se não houvesse os sindicatos para organizar e mobilizar os trabalhadores, e pressionar patrões a concederem tais direitos.

Por isso, é importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras tenham em mente que sem as entidades de representação, a classe não teria seu principal instrumento de luta.  Fazer parte do sindicato, associando-se às entidades representativas é uma forma de fortalecer a atuação.

O Portal CUT elencou dez dos principais direitos, garantidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conquistados a partir das lutas sindicais que, mesmo com a reforma Trabalhista, de 2017 ainda permanecem.

1 – Salário mínimo

2– 13° salário

3 – Férias

4 – Jornada de 8 horas por dia

5 – Repouso semanal remunerado

6 – Seguro desemprego

7 – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

8 – Aposentadoria e pensões

9 – Estabilidade de trabalhadores

10 – Normas regulamentadoras sobre saúde e segurança nos locais de trabalho

A garantia de condições de segurança no trabalho também é lei. Existem várias normas na legislação atual que foram criadas e aprovadas ao longo dos anos. A Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que dispõe sobre a ergonomia é um bom exemplo de norma aplicada a diversas categorias. Em um panorama geral, as NRs são discutidas no modelo tripartite (trabalhadores, empresas e governo), a partir das demandas observadas pelos sindicatos para defender os trabalhadores.

Confira a matéria completa no link a seguir: