Defesa da Pauta Econômica está no centro de debates

Nesta quinta-feira, 23, representantes dos sindicatos de técnicos e administradores da base da FeteeSul (Sintae/RS. Sintep Vales, Sintep Serra, Sintee Norte e Sinteep Noroeste) estiveram reunidos com os dirigentes patronais do Sinepe/RS e o centro dos debates foi o índice para reajuste salarial.

Foram duas reuniões distintas, separadas por segmentos, uma para a Educação Básica e outra para Educação Superior.

Educação Básica

Considerando que a reposição da inflação medida pelo INPC (5,47%) já foi recomendada pelos dirigentes patronais, o eixo da negociação passou para a pedida de aumento real nos salários.

Levando em conta os argumentos dos trabalhadores, o Sinepe/RS propôs um reajuste de 6%. Por outro lado, os dirigentes sindicais que representam os técnicos e administrativos defendem um ganho real de 2,5% acima da inflação, que daria 7,97%.

A proposta dos patrões foi considerada insuficiente, levando-se em conta o bom momento da educação básica, o grande volume de alunos em salas de aula e o reajuste aplicado nas mensalidades.

O pagamento do vale alimentação também foi discutido, mas até o momento não houve uma contraproposta dos patrões.

Educação Superior

Na reunião da educação superior, a diretoria do Sinepe/RS apresentou uma proposta de pagamento dos 5,47% de forma parcelada e não retroativa a data-base, que é no mês de março.

Os dirigentes sindicais que representam os trabalhadores, aperar de entenderem as dificuldade enfrentadas pelo setor, refutaram a proposta. Argumentaram que a ‘’cota de sacrifício’’ já foi dada pelos trabalhadores nos últimos anos.

O desafio para as próximas reuniões será encontrar espaço nas negociações para melhorar a proposta e recuperar as perdas salariais.

Sindiman

Na manhã da quinta-feira, 23, os sindicatos dos trabalhadores deram sequencias às negociações com os representantes das instituições comunitárias.

Alguns avanços na regulamentação dos tutores foram apresentados, além dos debates sobre as demais cláusulas com o impacto econômico.

Os sindicatos voltam a se reunir na próxima quinta-feira.