Na última quinta-feira, 20 de março, ocorreu mais uma rodada de negociações entre os sindicatos dos trabalhadores, a exemplo do Sinteep Noroeste – RS, e a Comissão de Ensino Superior do Sinepe/RS. Ao contrário da semana anterior, a comissão patronal esteve representada presencialmente por negociadores de diversas instituições, como diretores do Sinepe, da Anymma, da Faculdade EST, do Forcon e da Cruzeiro do Sul, além de representantes virtuais da Estácio de Sá e da Unifael. O assessor jurídico também participou da reunião.
A abertura da reunião foi marcada por um posicionamento da comissão patronal, que informou a intenção de discutir e negociar algumas cláusulas da convenção coletiva. Foram apresentados oito pontos que o patronal gostaria de discutir, incluindo alterações e revisões nas condições atuais. No entanto, a comissão de trabalhadores questionou a mudança na dinâmica da negociação, ressaltando que a pauta deve ser definida pelos trabalhadores e não pelos empregadores. Além disso, a comissão cobrou um retorno sobre as reivindicações previamente entregues, que até o momento não haviam sido respondidas.
A seguir, foram apresentadas as propostas da comissão patronal para negociação:
- Banco de Horas – Proposta para que o período de contagem inicie a partir do fato gerador.
- Bolsa de Estudos – O patronal se comprometeu a apresentar uma proposta escrita com alterações na atual regra de concessão.
- Homologações no Sindicato – Proposta para retirar a obrigatoriedade de homologação no sindicato.
- Estabilidade Gestante – Proposta para retirar a cláusula, mantendo apenas o que está previsto na CLT.
- Estabilidade Pré-Aposentadoria – Proposta para reduzir o período de estabilidade para 12 meses.
- Auxílio-Creche – Proposta para revisar a redação e ajustar os valores.
- Contribuição Assistencial – Proposta para uniformizar os prazos entre todos os sindicatos e tornar mais claras as regras para o desconto.
- Complementação Previdenciária – Proposta para estender as discussões da Educação Básica para a Educação Superior.
Após a apresentação das propostas, a comissão de trabalhadores se comprometeu a analisar as demandas trazidas pela parte patronal. As negociações devem continuar nas próximas rodadas. A comissão de trabalhadores, no entanto, reiterou a cobrança por um retorno sobre as propostas apresentadas anteriormente, com ênfase no reajuste salarial, e a necessidade de antecipação do INPC ainda no mês de março.
Os representantes do Sinepe comprometeram-se a apresentar uma proposta concreta nas próximas reuniões. A próxima rodada de negociação está marcada para quinta-feira, 27 de março, às 15h15min, em Porto Alegre.