SINTEEP – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado | Rua Tiradentes, 154, centro – Ijuí/RS – CEP 98700-000. | Fone: (55) 3332.7218. | E-mail: sindicato@sinteepnoroeste.com.br

Sindicatos seguem com negociações para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho

Na tarde desta quinta-feira, 14 de março, representantes dos sindicatos de técnicos e administrativos da base da FeteeSul (Sintae/RS, Sintep Vales, Sintep Serra, Sintee Norte e Sinteep Noroeste) deram andamento aos debates que visam a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho. No total são 3 salas, uma para a Educação Básica com o Sinepe/RS e duas para a Educação Superior, divididas entre Sindiman (Comunitárias) e Sinepe/RS.

EDUCAÇÃO BÁSICA

O debate ficou centrado em cláusulas que significam melhorias objetivas para os trabalhadores técnicos e administrativos, tais como: reembolso para quem tem filhos matriculados na Educação Infantil, aumento da participação dos empregadores no plano de saúde, estabilidade do aposentando, prazo para o pagamento da primeira parcela do 13° salário, data para a comemoração do Dia dos Técnicos e Administrativos, entre outras.

Para dar ritmo às negociações, as comissões dos técnicos e dos empregadores comprometeram-se em analisar os argumentos apresentados e dar consequência ao que foi discutido na reunião seguinte. Ficou acertado também que, no dia 28, Quinta-feira Santa, não haverá rodada de negociação nesse segmento.

EDUCAÇÃO SUPERIOR (Sinepe/RS)

O debate fixou-se no eixo econômico, com foco no Piso e no Reajuste Salarial. Os patrões apresentaram proposta de recomposição do INPC acumulado (inflação) de forma parcelada, argumentando os baixos aumentos das mensalidades e a perda gradual de alunos.

Os sindicatos dos trabalhadores reafirmaram a necessidade de recomposição do índice de forma integral na data-base, somado ao pagamento das perdas inflacionárias passadas (2,80%), que no último ano ficaram para ser negociadas nos debates de 2024.

Foi reiterada a importância da convenção coletiva de trabalho como patrimônio de direitos e a importância da valorização do Piso Salarial, levando em conta os reajustes já realizados no Piso Salarial Regional e do reajuste do Salário Mínimo. Também foi destacada a importância do vale-alimentação como forma de valorizar os trabalhadores em educação.

EDUCAÇÃO SUPERIOR (Comunitárias)

Os trabalhadores defenderam a valorização do Piso e do Reajuste

Salarial, com a correção das perdas inflacionárias de 2023/2024, INPC de 3,86% e uma recomposição de 2,15%, que representa 25% da média do reajuste das mensalidades. Ficou claro na mesa que esse pedido de reajuste ainda não recompõe totalmente as perdas, mas é um índice viável para a negociação.

Além disso, outras cláusulas importantes foram discutidas, como a necessidade de se respeitar a data-base em março, o pagamento da primeira parcela do 13° salário em agosto, o vale-alimentação e a isonomia de tratamento na cláusula de desconto das mensalidades.