Sinteep Noroeste fecha negociação com sindicato das universidades comunitárias

Nesta quinta-feira, 27 de junho, aconteceu a última reunião de negociação entre os cinco sindicatos de técnicos-administrativos, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinteep Noroeste-RS), e o Sindiman-RS, sindicato que representa as mantenedoras das universidades comunitárias.

Após diversas rodadas de negociações, que aconteceram desde o mês de março, foi fechada a proposta de reajuste de 3,86%, que será pago em agosto e outubro deste ano, em duas parcelas de 1,93%. O auxílio-creche também será reajustado no mês de agosto, pelo índice de 3,86%. Ficou acordado, ainda, que os colaboradores terão, nos dias 23 e 30 de dezembro, licença remunerada facultativa, e que todas as demais cláusulas da convenção coletiva serão mantidas.

Conforme destaca o coordenador do Sinteep Noroeste, Eder Ocimar Schuinsekel, as negociações ficaram aquém do esperado. “Infelizmente, após uma série de reuniões que aconteceram desde o mês de março deste ano, o sindicato patronal se manteve resistente às nossas propostas, negando o pagamento do INPC do período para correção dos nossos salários. O índice de 3,86% é abaixo da média do aumento das mensalidades, que ficou em torno de 7%, mas não conseguimos mudar a posição do Sindiman-RS. Logicamente, após a tragédia que se abateu sobre nosso Estado, algumas instituições relataram dificuldades com um aumento maior para os trabalhadores e que isto deveria ser negociado separadamente”, explicou.

Agora, o Sinteep Noroeste-RS terá duas principais atividades: realizar as assembleias de aprovação da Convenção Coletiva e, posteriormente, como foi deixado claro na mesa de negociação, solicitar reuniões com as Universidades Comunitárias da base de atuação para melhorar este índice de reajuste através de negociações individuais, com Acordo Coletivo negociado entre as partes.

Em breve, será encaminhado o edital de convocação das assembleias, por meio dos canais de comunicação do Sindicato.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES – CONTINUE AJUDANDO/DOANDO.