SINTEEP – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado | Rua Tiradentes, 154, centro – Ijuí/RS – CEP 98700-000. | Fone: (55) 3332.7218. | E-mail: sindicato@sinteepnoroeste.com.br

XIII Congresso do Sinteep Noroeste

Realizou-se no último sábado, dia 09 de dezembro de 2023, das 09 às 13 horas, no auditório do Sinpro Noroeste, o XIII Congresso do Sinteep Noroeste. Estiveram presentes delegados dos municípios de Cruz Alta, Frederico Westphalen,Ijuí, Santa Rosa, Santo ngelo e São Luiz Gonzaga. O Coordenador do Sinteep Noroeste Eder Ocimar Schuinsekel, em seu pronunciamento de abertura, destacou a importância do Congresso da Categoria como fórum máximo de reflexão e definição política do Sindicato, especialmente na conjuntura que a classe trabalhadora, a educação e os trabalhadores da educação estão passando. O primeiro ponto da pauta foi uma discussão sobre a reformulação estatutária que será encaminhado para aprovação na assembleia geral conforme estatuto do sindicato Depois a discussão foi sobre campanha salarial e como esta sendo encaminhado a preparação para iniciar as negociações com os sindicatos patronais em Março. Como destaque do Congresso tivemos duas palestras a primeira com o Técnico do Dieese Alisson Droppa, que em preparação as negociações salariais 2024, trabalhou a temática: Indicadores de desempenho do setor de educação, Censo e evolução demográfica e econômica, trazendo importantes subsídios para o entendimento da conjuntura educacional, em especial do Rio Grande do Sul. A segunda palestra Que tango é esse? O futuro da Argentina, foi proferida pelo professor Dr. Alceu Van Der Sand que apresentou um panorama da situação do país vizinho e as possíveis medidas que serão tomadas pelo novo governo daqui em diante. No dia aconteceu também reunião da Diretoria Colegiada do Sinteep Noroeste.