Ao longo dos tempos, a classe trabalhadora, por meio de sua luta conquistou inúmeros direitos que talvez muitas pessoas não saibam, foram conquista da atuação sindical. Salário-mínimo, licença-maternidade, férias, 13º salário, entre outros, são alguns desses direitos que hoje não existiram se não houvesse os sindicatos para organizar e mobilizar os trabalhadores, e pressionar patrões a concederem tais direitos.
Por isso, é importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras tenham em mente que sem as entidades de representação, a classe não teria seu principal instrumento de luta. Fazer parte do sindicato, associando-se às entidades representativas é uma forma de fortalecer a atuação.
O Portal CUT elencou dez dos principais direitos, garantidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conquistados a partir das lutas sindicais que, mesmo com a reforma Trabalhista, de 2017 ainda permanecem.
1 – Salário mínimo
2– 13° salário
3 – Férias
4 – Jornada de 8 horas por dia
5 – Repouso semanal remunerado
6 – Seguro desemprego
7 – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
8 – Aposentadoria e pensões
9 – Estabilidade de trabalhadores
10 – Normas regulamentadoras sobre saúde e segurança nos locais de trabalho
A garantia de condições de segurança no trabalho também é lei. Existem várias normas na legislação atual que foram criadas e aprovadas ao longo dos anos. A Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que dispõe sobre a ergonomia é um bom exemplo de norma aplicada a diversas categorias. Em um panorama geral, as NRs são discutidas no modelo tripartite (trabalhadores, empresas e governo), a partir das demandas observadas pelos sindicatos para defender os trabalhadores.
Confira a matéria completa no link a seguir:
https://www.cut.org.br/noticias/10-direitos-dos-trabalhadores-conquistados-pela-luta-sindical-a248