SINTEEP – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado | Rua Tiradentes, 154, centro – Ijuí/RS – CEP 98700-000. | Fone: (55) 3332.7218. | E-mail: sindicato@sinteepnoroeste.com.br

Sindicato Patronal rejeita proposta de reajuste para trabalhadores de Instituições Comunitárias; nova proposta será apresentada

Na última quinta-feira, 25 de abril, ocorreu mais uma rodada de negociações com os sindicatos que representam os trabalhadores, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinteep Noroeste) e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman-RS).

Durante o encontro com o Sindiman-RS, foram discutidas cláusulas econômicas que servirão de base para o reajuste dos pisos salariais e piso de tutores, além do reembolso-creche. Na ocasião, o sindicato patronal rejeitou a proposta apresentada pelos sindicatos dos trabalhadores. O Sindiman trouxe a proposta de reajuste de apenas 3,86%, parcelado em 2 vezes, sendo 2% em junho e 1,86% em setembro.

A proposta patronal está muito aquém da expectativa dos trabalhadores e, neste sentido, uma contraproposta será apresentada na próxima reunião pelo Sinteep Noroeste e demais sindicatos. Para o coordenador do Sinteep Noroeste, Eder Ocimar Schuinsekel, a negociação está bem difícil. “Os representantes do Sindiman insistem na crise do setor, no não aumento do número de alunos e matrículas e na expansão do Ensino a Distância (EAD) para negarem as propostas dos representantes dos trabalhadores. De nossa parte, entendemos que o setor já apresenta melhoras e devemos ser mais valorizados tanto financeiramente como nas cláusulas sociais e trabalhistas”, pontuou.

Até o momento, estão acertadas cláusulas como a compensação de horário, meios de pagamento dos salários, dia do Técnico Administrativo e a criação de duas comissões para estudar sobre a cláusula de desconto das mensalidades e plano de saúde.